D.Afonso Henriques




Desde há uns tempos que tenho falado, num círculo restrito de pessoas a quem estimo a presença e as opiniões, no simbolismo que representará o facto do nascimento de D. Afonso Henriques ter acontecido em 1109 – há vários historiadores a defender como provável esta data, e o magnífico livro “D.Teresa, a Primeira Rainha de Portugal” de Marsilio Cassotti também a aponta como provável – ou seja, o importante caso de para o ano se poderem e deverem comemorar os 900 anos do nascimento do fundador da nacionalidade.
Perante o ensurdecedor silêncio que tenho sentido ao longo deste ano de 2008, usei as minhas responsabilidades de Vereador na nossa Câmara para colocar a questão e incentivar o Senhor Presidente da Câmara a liderar o processo e a escolher as parcerias adequadas para comemorar com qualidade e proveito estes nove séculos que incluem a nossa vida comum enquanto Nação, com os altos e baixos que conhecemos, mas com a singularidade de uma História que nos honra enquanto povo e de uma Língua que une mais de 200 milhões de habitantes deste planeta, ainda, azul.

A minha preocupação não foi meramente sentimental, não. A minha preocupação é fundamentalmente comercial, não tenho vergonha de o dizer.
D. Afonso Henriques é a nossa marca, a marca de Guimarães. E uma boa marca vende, produz riqueza, induz movimento, incentiva a curiosidade e a procura.
As marcas sejam elas as de produtos específicos, as de países, ou de cidades, são tão importantes que perduram para além da realidade a que se reportam. Demoram anos a serem construídas e consolidadas, mas quando conseguem atingir esse estatuto rendem para além da realidade específica que as criou. Estou a falar nas gôndolas de Veneza, nos sapatos italianos, no vinho francês, nas máquinas alemãs, no chocolate ou relógios suíços, estou a falar no Mozart de Salszburgo, no Gaudí de Barcelona, na baguette francesa, nos Beatles de Liverpool, ou nos Joy Division em Manchester. Marcas, enfim.
E D.Afonso Henriques é a marca que nos fica bem, que devemos usar e preservar, que devemos colar à nossa pele enquanto comunidade.
O Presidente da Câmara de Guimarães disse, basicamente, que ia pensar. Passados cinco dias o Presidente da Câmara de Viseu vem, através do JN, assumir as comemorações dos 900 anos do nascimento de D.Afonso Henriques, alegando o nascimento do nosso rei naquela localidade.
Pessoalmente já não tenho qualquer pachorra ou disposição para entrar em guerras do Alecrim e Manjerona. Nem me incomodo sequer. Se querem comemorar que comemorem! Agora nós, Guimarães, temos que o fazer com a dignidade, a qualidade e a eficácia que se impõem.
Senão, qualquer dia, as falsificações passam a originais: as Louis tomam o lugar das Lewis, ou as camisetas Lakoste engolem o crocodilo verdadeiro, e nós, Guimarães, cairemos no risco de sermos multados pela ASAE por usar no peito, com orgulho, o nosso Rei.
Fotos: Casa de Sarmento

Comentários

Mensagens populares