QUE ACONTECEU ÀS GRÁVIDAS?
A gravidez é das coisas mais bonitas que há. De repente, quase sem percebemos bem como a coisa funciona, estamos com a nossa mulher grávida e compramos livros sobre o processo. Com conselhos que, diga-se, rapidamente esquecemos se houver alguma aflição. Eu sou da geração que ficou entalada entre os pais que só se interessavam pelo assunto quando o bebé já tinha nascido e estava limpinho, que mudavam de quarto para não ser incomodados pelo choro da criança, e os novos pais que de tanto acompanharem o processo, chegam a ter depressão pós-parto. Bendigo a sorte de ter estado entre os extremos da indiferença e da esquizofrenia parental. Mesmo assim, confesso, não me portei à altura conveniente. Desde logo porque a minha primeira filha decidiu nascer quando o jogo Brasil-Holanda (do Mundial de 1994) estava equilibrado e poderia ir a prolongamento. A minha paciente mulher avisava-me que lhe parecia (não tinha a certeza, pois era a primeira vez) que estava na hora e eu pedia-lhe s...



