Get a life!



Saí do nosso estádio, no jogo contra os eslovenos, antes do prolongamento. Saí porque tinha combinado jantar com a minha mulher, às 10 horas, pois julgava ser esse o tempo suficiente, mas saí, sobretudo, confesso, por cobardia. Não tenho já coragem para me confrontar com as centenas de apopléticos que destilam ódio e fel para cima dos profissionais do meu clube, uma minoria ruidosa. Acho isso indigno. Revolve-me o estômago o pessoal do “Rua Moreno!”, do “Rua Presidente!”, do filho deste e filho daquele, do pessoal que vai pressurosamente equipado de lencinho branco para achincalhar, para humilhar. Fico com náuseas quando se confunde vitorianismo com o insulto gratuito. Deprime-me imenso que o fulano que acabou de exibir, nas redes sociais, o reluzente cartão do bebé Inácio, recém-nascido, sócio 38.421 do Vitória Sport Clube, exiba igualmente, passado umas horas, com o mesmo despropósito, o seu fel envelhecido em cascos de carvalho, mas que, ao contrário das bebidas espirituosas, se comporta como um espumante agitado. Salta-lhes a rolha com facilidade. Sim, do Vitória Sport Clube: Vitória de Guimarães nunca, nem pensar, eu nem sei onde fica Guimarães … alimentando até ao enjoo a discussão mais estéril e parva do universo vitoriano.

 

Já tenho idade suficiente para ter ouvido um conjunto de torpes justificações sobre coisas absolutamente injustificáveis. Uma delas era o de bater na mulher, só porque sim. E havia uma ou outra vítima, que, tolhida de medo, dizia que o marido lhe batia pelo facto de ainda gostar dela. Pobres mulheres e pobre intelecto que assim procurava justificar a indignidade de que se foi vítima. Hoje isso está “fora de moda”: a justificação, não o ato, infelizmente.

O futebol é ainda hoje um caldo dessa cultura acéfala, gratuita e violenta. Tudo o que é ódio vai parar ao futebol. Tudo que é lixo humano, agora ampliado de forma demente pelas redes sociais, tem nele o seu palco privilegiado.

A demissão de Moreno, com o estado de alma de quem o quis ouvir, é, apesar da mensagem pessoal de preservação de uma dignidade própria, uma derrota do vitorianismo em detrimento do insulto. Como é óbvio – e até humano, diria – o Moreno errou muitas vezes, mas sempre foi um excelente profissional, quer como jogador, quer como treinador. A época passada foi um claro e comprovado exemplo de capacidade, perante as limitações da equipa. Por isso, não partilho dos elogios que agora se fazem – muito deles profundamente hipócritas – e senti-me desiludido com um treinador que sempre defendi, mesmo na altura em que o pessoal pegava no lencinho branco antes de assistir ao jogo. Fiquei desiludido e profundamente preocupado.

 

Não, não se bate na mulher porque (se diz que) dela se gosta. Bate-se na mulher porque se é um indivíduo violento e sem carácter, um ser torpe que se compraz com o sofrimento alheio. Não, não se gosta mais do clube porque se escreve sobre ele dia sim, dia sim, porque se rasgam vestes e se exibe a fotografia da mulher que à noite se sova, porque se fala do clube achincalhando sempre alguém, só porque a vida pessoal de quem assim procede não tem qualquer sentido que não seja o de fazer da vida dos outros um inferno. Em inglês há a expressão get a life! Esta expressão diz-se a quem só sabe chatear, a quem só sabe dizer mal e nada faz de positivo com a sua própria existência. Neste caso a expressão bateu do lado errado … e lá foi Moreno ter a sua vida, em vez dos maldispostos do costume.

 

Há animais, não sei se aranhas ou víboras, ou se sou eu a inventar, que precisam de cravar o veneno na vítima com alguma regularidade, senão morrem da própria malignidade que segregam em abundância. E se não contratássemos treinador nenhum nas próximas jornadas para ver se o mesmo se aplica a alguns espécimes do género humano? Para que quem já espuma por mandar para a rua o próximo treinador sufocasse no seu próprio insulto. Se non è vero, è ben trovato, diria o italiano.



Imagem: E la nave va. Fellini.1983.


Publicado in Desportivo de Guimarães a 14 de agosto de 2023


Comentários

Rui Guimarães disse…
Mais um grande texto !!!
Parabéns

Mensagens populares