Segundo Round

John McCain e Barack Obama enfrentaram-se, esta terça-feira à noite, para mais um debate eleitoral, o segundo, que foi dominado pela crise financeira mundial.
O debate, que decorreu em Nashville, no Estado do Tennesse, foi organizado no modelo town hall meeting (traduzido para a realidade portuguesa, aproxima-se da reunião da assembleia municipal), em que os dois candidatos respondiam a perguntas colocadas por eleitores presentes em estúdio ou enviadas por e-mail.
Obama defendeu uma descida de impostos para a classe média. «Alguém em Washington deve trabalhar pela classe média e não apenas para os lobies», disse.
Apesar disso, McCain acusou Obama de querer subir os impostos e revelou que, se for eleito, vai pedir ao secretário do Tesouro que compre os créditos mal-parados, «para que as pessoas possam renegociar as suas dívidas».
A dependência energética dos Estados Unidos foi outro dos assuntos discutidos. Obama classificou a questão como «um dos grandes desafios do nosso tempo». John McCain defendeu a exploração de recursos petrolíferos na Costa dos Estados Unidos, assim como o desenvolvimento da exploração da energia nuclear.
As sondagens realizadas logo após o debate dão uma vitória a Barack Obama. Um questionário realizado pela CNN dá a vitória ao candidato democrata com 54%.


Texto: TVI on line
Foto: The New York Times (Stephen Crowley)

Comentários

Mensagens populares