Os meus jogadores


Depois dos meus treinadores lembrei-me agora dos meus jogadores do Vitória. Um exercício difícil, um tanto tonto certamente, mas apropriado ao ócio deste período natalício. Procurei então os jogadores que mais me impressionaram nestas quatro décadas e meia em que vejo o Vitória. Pela quantidade de extraordinários jogadores tive que fazer uma equipa A e uma equipa B, e mesmo assim foi um exercício difícil. A tática é o 4x4x2 num critério de zona e não propriamente de posição.



EQUIPA A
Defesa: Jesus-José Carlos-Miguel-Geromel-Osvaldinho.
A escolha de Jesus é estritamente sentimental pois ele não foi certamente o melhor guarda-redes do Vitória, mas para mim foi, seguramente, o mais carismático. José Carlos foi o melhor lateral direito e Osvaldinho o esquerdo. José Carlos participou no melhor lado do direito do Vitória de sempre (com Paneira e Capucho) e Osvaldinho foi o primeiro lateral moderno que vi jogar. Dantes os laterais esbarravam na linha do meio-campo, Osvaldinho não! Para ele tudo era campo como hoje, aliás, acontece. Fez 224 jogos com a camisola do Vitória e foi selecionado enquanto jogador nosso. Adorei o sentido posicional de Miguel que esteve connosco 4 épocas onde se inclui a gloriosa época de 86/87 e fiquei rendido à classe de Geromel (ainda no ativo) que não estando talhado, segundo a opinião ajuizada de Cajuda, para a II divisão foi dos defesas mais elegantes e talentosos que vi na época 07/08 antes de partir para o Colónia.


Meio-campo: N’Dinga-Abreu-Pedro Barbosa-Ademir.
N’Dinga é um símbolo do Vitória: 329 jogos e 23 golos e uma dedicação ímpar, até teve um caso com o nome dele! Abreu foi um jogador vimaranense talentosíssimo desde miúdo, foi chamado à seleção nacional de juniores e enquanto sénior foi chamado 3 vezes. Representou a equipa principal de 72/73 a 83/84, com 285 jogos e 35 golos. Foi capitão da equipa e saiu do Vitória – mal! – em colisão com Pimenta Machado. Era um craque tal como Pedro Barbosa. Pedro fez 118 jogos pelo Vitória e marcou 22 golos. Este jogador fez-me mudar de bancada, juntamente com os meus amigos, pois as discussões com outros sócios eram constantes. Nós estávamos do lado do Pedro, claro! Finalmente a classe de Ademir que esteve connosco de 86/87 até 88/89 marcando uns impressionantes 24 golos. Um jogador à antiga: muita classe e pouco trabalho.


Ataque: Tito e Paulinho Cascavel.
Sobre Paulinho não tive dúvidas. Ele repetiu em 86/87, com 22 golos, o feito alcançado por Edmur em 59/60, com 25 golos, de melhor marcador do campeonato português. Ele foi a raça, talento, esperteza e até houve em Guimarães barbearias a anunciar corte de cabelo à Cascavel. Uma loucura! Já para meter o Tito tive que arrumar com o Jeremias um avançado de outro mundo. Mas Tito é Tito! O melhor marcador de sempre do Vitória com 90 golos marcados entre 71/72 e 77/78. Um jogador com um talento inversamente proporcional à sua altura. Fez parte de um tridente fabuloso que recordo ver: Pedrinho, Tito e Jeremias. Ainda hoje quando o vejo na rua aponto-o às minhas filhas ou aos meus sobrinhos e digo com indisfarçada admiração: vai ali um jogador excecional que muita alegria me deu em criança: o fantástico Tito!

E ficam de fora muitos craques. Para remediar a minha Equipa B:
Neno; Ricardo Pereira, Rui Rodrigues, Meira e Alfredo; Paneira, Pedroto, Paulo Bento e Nuno Assis; Jeremias e Gilmar.
E nem assim fiz justiça ao Damas, Pedro Mendes, Paulo Oliveira, Dane, Capucho, Roldão, entre outros.




De notar que na minha equipa A estão 7 portugueses, dois dos quais de Guimarães; e na minha equipa B estão 9 portugueses igualmente com dois vimaranenses. Espero, ansioso, pelo regresso de André André na esperança de o meter ainda numa das minhas equipas.
Já há uns anos que temos na equipa principal poucos portugueses. E isso aborrece-me um pouco ... a não ser que elevemos a vimaranenses jovens talentosos como o Edwards ou o Tapsoba, com um doutoramento honoris causa na histórica Universidade de Santa Luzia. É uma ideia.



Publicado in Desportivo de Guimarães, a 31 de dezembro de 2019
Imagens obtidas no blogue Glórias do Passado 
(magnífico serviço público em http://gloriasdopassado.blogspot.com )

Comentários

Mensagens populares