Nuclear sim



Continuo abismado com a relutância e com o nojo de como se discute a opção do nuclear. Todos fogem dela. Ninguém enfrenta e confronta argumentos.
Qualquer produção energética tem os seus custos. O petróleo e os outros combustíveis fósseis têm-nos feito pagar preços ambientais exorbitantes e provocado mortes das quais nunca se fala e nunca são contabilizadas.
Ficámos muito contentes a olhar para o gigantismo das torres eólicas que, saiba-se, produzem energia de forma absolutamente residual para as nossas necessidades. Destruímos a agricultura e florestas na mira do biodiesel e provoca-se a fome nos países mais pobres do nosso planeta. Fala-se do falso Eldorado dos carros a energia eléctrica (e será que ela, como em Portugal, não provirá massivamente da queima de combustíveis fósseis? ou há minas de energia eléctrica?). E gasta-se tempo a fazer nada. À espera de mais uma mina de petróleo, de mais uns paineis de energia solar.
Em Portugal então a dependência dos combustíveis fósseis é aflitiva: sofrem os consumidores, as empresas, o ambiente.
Mas falar de nuclear: não obrigado!
Mas porquê?
Só a título de exemplo vejam a França, um dos países mais mal governados da Europa, continua a aguentar as crises pelo facto de quase 99% da sua energia eléctrica ter origem no nuclear.
E se parassemos um pouco para pensar...

Comentários

Mensagens populares