No smoking



Na última reunião da Câmara tive a oportunidade de, com boa-disposição ao que julgo, criticar uma norma que impede fumar no espaço aberto da Horta Pedagógica. Tal facto não me impediu de aprovar o documento. Registei apenas, com desagrado, a dose excessiva do “politicamente correcto” que me começa seriamente a incomodar.




Faz-me confusão que um homem depois de passar duas horas a plantar nabiças não possa ter a possibilidade de contemplar a sua obra sob as baforadas de um cigarro.



Uma amiga minha referiu-me uma notícia que dava conta, no tom da corrente hipocrisia, da minha falha. Não sei qual foi, nem me interessa. O argumento usado é o de que não se devem influenciar as crianças e os jovens. Como se as crianças e os jovens desatassem a fumar se vissem o pobre do agricultor apoiado numa enxada a fumar um SG Ventil. Que glamour!



No meu tempo de criança e de adolescente o Lucky Luck fumava, o Corto Maltese fumava, o Jack Nicholson e o Dennis Hopper fumavam demais, a bela Natasha Kinski fumava, os Clash fumavam coisas bem piores, e resisti sempre ao fumo durante a adolescência para me viciar quando já teria idade para ter juízo. Fazer dos jovens uns “anormaizinhos”, incapazes de terem vontade própria é um erro colossal. Felizmente, sei, os “anormaizinhos” somos nós.
Fotos in Flickr. Autores (de cima para baixo): cyclonepower, andy syncro-nutz, pffft, luckless e souer99.

Comentários

Mensagens populares