Uma candidata experiente (até demais)



"Foi a propósito do recrudescimento da violência no Iraque que Hillary lembrou como não recuara perante o perigo e as dificuldades do desempenho do seu cargo de primeira dama. "Lembro-me de como aterrámos [na Bósnia] sob o fogo dos franco-atiradores. Até era suposto haver uma pequena cerimónia no aeroporto, mas em vez disso tivemos de correr para os automóveis com as cabeças baixas e sair dali o mais rapidamente possível", contou.
A "retractação" da candidata surgiu depois de as televisões norte-americanas terem recuperado os vídeos da chegada da antiga primeira dama ao aeroporto militar de Tuzla: em vez da chuva de tiros que Hillary sugerira ao recordar a experiência, as imagens de arquivo mostravam a actual candidata (e a sua filha Chelsea, então adolescente) a caminhar calmamente pela pista, onde recebeu o cumprimento de crianças, ouviu uma leitura de poemas e foi agraciada com ramos de flores.
Confrontada pela imprensa, Hillary Clinton desculpou-se pelo "lapso", dizendo ter-se "enganado" e explicando que "quando se fala de tantos temas diferentes e quando se dizem milhares de palavras por dia é natural que haja alguns equívocos". "Sou humana e cometo alguns erros."

in Público 26.03.08

Comentários

Mensagens populares