Sem dignidade

Hoje o jornal Público dá relevo ao facto de se leiloar hoje um obituário do Mosteiro de Santa Cruz, contendo informações desde 1118 sobre as mortes de membros da Ordem dos Cónegos Regulares de Santo Agostinho.

Arrepiei-me pela leveza com que se vende o património (a base de licitação é de 3 mil €), mas a notícia não fala desse aspecto. Talvez o erro seja meu.

41490_20_1249146722Gosto muito de Coimbra mas a cidade sempre me impressionou, desde que lá estudei, pela maneira como (não) trata do seu património construído (abundante e riquíssimo). O contrário disso pode ver-se agora no antigo  Mosteiro de Santa-Clara, perto do Mondego e no Museu Machado de Castro (que ainda não visitei, depois das obras de reabilitação).

Mas, de uma maneira geral, apesar de ser uma cidade com “massa crítica”, a população foi assistindo, em silêncio, à delapidação ou degradação do seu património, nomeadamente no aspecto arquitectónico. Coimbra tem aberrações inacreditáveis em completa desarmonia com o património edificado, nomeadamente belíssimas casas dos anos 40 e 50 do séc.XX.

Um dos aspectos que mais me choca é a Igreja de Santa  Cruz. O lado exterior da igreja foi objecto, recentemente, de um arranjo exterior (pavoroso, diga-se) que lhe libertou mais a belíssima fachada.

1211205838

Lá dentro, estão sepultados D. Afonso Henrique e D. Sancho, mas podiam estar lá sepultado o Sr. Joaquim que ninguém estranharia.

E tornei lá há pouco – lá dentro - e o primeiro Rei de Portugal continua sepultado numa linda igreja, a precisar urgentemente de recuperação, num mausoléu escondido e decrépito, sem qualquer indicação ou a dignidade amplamente merecida.

Fotos_blogues_4estarolas_açoresnet

Comentários

Mensagens populares