JMF no Público

 

13315Hoje:

“(...) Faltando a virtude republicana - e não se prevendo a monarquia -, resta o despotismo e o medo. Não estamos lá, e espero que nunca venhamos a estar, mas temos vivido episódios pouco edificantes que só uma extraordinária cortina de fumo permite que não nos indignem mais. E temos visto medo. O que é muito mau sinal e me leva a recomendar a leitura do último texto de Luís Campos e Cunha neste jornal,Autoritarismo, em que se descreve o fenómeno conhecido por groupthink. Este surge quando "há no grupo uma forte pressão para o conformismo dos seus membros, quando o chefe domina as decisões e quando há pressões de tempo para tomar decisões", desenvolvendo-se uma moral do tipo "quem não está connosco, está contra nós".
As ditaduras modernas nasceram em tempos de crise económica e em sociedades evoluídas onde se desenvolveram processos semelhantes ao groupthink que levaram, no limite, ao que o historiador do nazismo Ferran Gallego designou como "mutilação moral". Nessa altura até Montesquieu falha e os de baixo acabam, por conforto ou por incapacidade de resistir, por preferir ser enganados. E calam-se.
Será isso muito diferente deste ambiente de miséria moral que permite que a maioria dos portugueses ache que esta personagem lhe mentiu sem necessidade mas, mesmo assim, quer que continue a governar?”

José Manuel Fernandes

Comentários

Mensagens populares