Classe

hillary-clinton2

Hillary Clinton tem sido uma Secretária de Estado inteligente, incansável e leal. A política externa norte-americana tem-se pautado por uma necessária aproximação ao resto do mundo que, de forma infeliz, a anterior Administração desdenhou. Minimizar os danos do passado recente sem cair numa culpabilização improdutiva que dê asas ao terrorismo internacional de se fortalecer, não é tarefa fácil.

E com um Obama demasiado preso aos imensos problemas domésticos e aos poderosos ataques de que tem sido alvo, só uma pessoa com o estatuto e o carácter da actual Secretária de Estado poderia dar corpo … sem que isso represente uma fragilização para o Presidente americano.

Quem esteve atento às primárias democratas perceberá a dimensão do esforço de Hillary Clinton. Aquela que foi antecipadamente considerada a 44º Presidente dos EUA tem revelado uma dimensão extraordinária. Ajudar, da forma que o tem feito, o homem que despedaçou os seus sonhos políticos, coloca-a numa dimensão que poucos alcançaram.

Quando se olha para a Europa dá vontade de chorar. Não se encontra gente que saia do vulgar.

Comentários

Mensagens populares