Civilidade


Fotos: Reuters

A recente libertação do líbio Al Megrahi - responsável pelo criminoso atentado de Lockerbie que vitimou 270 pessoas em 21 de Dezembro de 1988 - tem causado abundante polémica e muita revolta. O líbio foi entregue ao seu país por decisão de um tribunal escocês que, face ao seu estado terminal de saúde, o decidiu libertar após cumprir uma pena de 9 anos dos 27 a que havia sido condenado.
Compreende-se o desespero dos familiares das vítimas a que, diga-se, pouco ajudou a forma festiva como Al Megrahi foi recebido em Tripoli. Mas o gesto do tribunal escocês, a compaixão pelo assassíno às portas da morte, é, do meu ponto de vista, um gesto magnânimo que só uma sociedade civilizada e profundamente humana consegue dar. Um grande exemplo, sem dúvida.

Comentários

Unknown disse…
Há realmente grandes diferenças entre os europeus e os americanos. E este é um caso paradigmático, em que vejo que, nesse ponto, somos - felizmente - europeus.
Rui Vítor Costa disse…
Mesmo na Europa, em particular em Inglaterra, não tem sido pacífico. O MNE David Miliband tem "sacudido a água do capote" (http://www.telegraph.co.uk/news/uknews/terrorism-in-the-uk/6065363/Lockerbie-bomber-David-Miliband-denies-British-involvement-in-release.html). No entanto este gesto é, sem dúvida, um grande gesto.

Mensagens populares