Os meus filmes #9

2428156194_8f7cdafe9a

O período alemão de Bergman (Face a Face (76), O ovo da serpente (77), Sonata de Outono (78) e Da vida das marionetas (80)) dá-nos um conjunto notável de filmes. A excepção é naturalmente O ovo da serpente (o mais incaracterístico dos seus filmes) e o seu expoente é, para mim, a Sonata de Outono.

Ingmar Bergman exila-se na Alemanha (até 1981) – a Federal – como protesto contra a perseguição do fisco de que se disse vítima e mergulha, como de costume, na alma humana. Filma a Sonata de Outono na Noruega com uma dupla de actrizes – Liv Ullmann e Ingrid Bergman – que protagoniza um dos diálogos mais fortes e inesquecíveis do cinema (na madrugada do filme).

Film_60w_AutimnSonata

Ingmar Bergman está esquecido. Foi recordado em 2007, aquando da sua morte. Mas isso não interessará muito ao seu cinema; e (pelo menos) impede que da sua obra se faça aquilo que menos ela merece: que se discuta.

Comentários

Mensagens populares