O Eucalipto



John Patrick Shanley traz-nos o filme Dúvida, depois de ter estreado em teatro esta obra que ele próprio adaptou, com assinalável sucesso e reconhecimento da crítica. Shanley havia realizado um único filme (o dispensável Joe e o Vulcão com Tom Hanks, 1990) e ganhou óscar pelo argumento original de Feitiço na Lua (Norman Jewison, 1987).

Este é um filme em que a Academia nomeou o realizador para o prémio de melhor argumentista (história adaptada) e quatro actores para os prémios principais (Meryl Streep actriz principal, Philip Seymour Hoffman actor secundário, Amy Adams e Viola Davis para actrizes secundárias). É raro haver um filme com tantos nomeados para a categoria de actores. E neste caso é de inteira justiça que o tenham sido.

Ao ver o filme, e as excelentes representações em que ele assenta, fiquei com a estranha sensação de que Meryl Streep seca tudo à volta. A sensação de que um Seymour Hoffman, sempre grandioso, ou a curta e pungente aparição de Viola Davis são apenas enfeites perfeitos para a representação absolutamente genial de Meryl Streep. Ela é imensa e, na curta história do Cinema, não conheço ninguém que lhe chegue perto (poderei, eventualmente, estar a ser injusto com Ingrid Bergman).

Ela é de tal forma arrebatadora que dei por mim, durante o filme, rendido não só à actriz, mas também à implacável personagem que representou. Perfeita e única, não há dúvida.

Comentários

Mensagens populares