Arquitectos descontentes com mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra

PUBLICO.PT - Arquitectos descontentes com mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra

Ainda e sempre o mesmo velho problema. Quem encomenda não sabe o que quer e só com a obra em execução é que começa a perceber aquilo que está a ser feito. Vai daí, começa, a seu bel-prazer, a introduzir alterações e ajustes sem dar conhecimento, na maior parte das vezes, ao autor do projecto, que por norma e para poupar uns trocos, não é chamado para acompanhar a obra enquanto ela passa do 2D e 3D virtual para o 3D real.

O resultado?

Depende do autor, de ser mais conformado e até aceitar os ajustes ou ser mais inconformado e levar com este género de processo para a frente, dando polémica a não indo à inauguração.

E o problema não será nunca resolvido com leis. Porque o problema, a sua génese, está na cultura, no civismo, na mania de poupar uns trocos de quem encomenda e quer apenas mostrar serviço que rende votos. E isso, por muito que queiram, não se muda com leis. Muda-se com um ensino diferente (que olhe para as artes de outra forma), com uma atitude geral de respeito pelos outros e de civismo que é ensinado de pequenino (o chamado "chá" que se toma em miudo) e que por vezes são necessárias várias gerações para se conseguir resultados...

Comentários

Rui Vítor Costa disse…
Visitei há cerca de 3 meses o Convento que conhecia desde quando estudei em Coimbra. Quando o vi pela primeira vez fiquei chocado. Vê-lo agora é um consolo, apesar da notícia e da tua opinião.

Mensagens populares