Uma história exemplar

Foto: Thomas Allen Publishers in CBC News

Uma extraordinária história de amor de um pai pelo seu filho vem-nos do Canadá pela pena e pela disponibilidade de David Gilmour, um escritor e crítico cinematográfico de Toronto.

Há alguns anos atrás perante o descontrolo emocional do seu filho Jesse, absolutamente desligado da Escola e com problemas de toxicodependência, David decide abandonar os seus esforços pessoais e profissionais (a sua editora acabara de lhe recusar a edição de um dos seus livros) e dedicar-se ao filho através de um contrato. David aceitou que o seu filho abandonasse a Escola que tanto o aborrecia e passou a dedicar-se a Jesse. A contrapartida era a de que o seu filho visse com ele três filmes por semana. Essa era a responsabilidade que Jesse aceitou e cumpriu.

Durante três anos o cumprimento do contrato foi uma preocupação dos dois, com a conivência e colaboração da ex-mulher do escritor. David tentando contagiar o filho com o seu entusiasmo cinéfilo e o filho construindo o seu próprio gosto e o seu particular interesse pelo cinema e pela vida. Numa altura em que os filhos enxotam os pais da sua vida e dos seus segredos, esta aproximação contra a corrente das coisas revelou a um e a outro a extrema e reconfortante necessidade de se terem e de se compreenderem.

Ao fim destes anos de intenso convívio e de um e o outro se terem conhecido e ajudado, tudo mudou para muito melhor. Jesse voltou a estudar com gosto e o pai viu publicado o livro que lhe haviam recusado (A perfect night to go to China) na altura difícil da sua vida em que, já com 50 anos, se dedicou inteiramente ao filho. Em vez de se afundar na depressão de um fracasso voltou-se para o filho e resgatou-o à indiferença e à falta de amor-próprio. O referido livro ganhou Governor General’s Award e a vivência dos anos que passou mergulhado nas preocupações do seu filho deu-lhe matéria para publicar, em finais do ano passado, o livro The Film Club, não publicado em Portugal e que se pode obter na Amazon.

Comentários

Mensagens populares