Excelente notícia
A maior parte dos investigadores da História de Portugal indica o ano de 1109 como o ano em que, provavelmente, D. Afonso Henriques nasceu.
Assim sendo, para o ano, passarão 900 anos sobre o seu nascimento.
Penso ser de primordial importância que a data seja lembrada e condignamente festejada.
Há naturalmente neste desejo uma forte componente sentimental e de pertença mas, além disso, há, entendo, a necessidade constante de promover Guimarães, interna e externamente. Esta efeméride – os nove séculos sobre o nascimento do fundador da nacionalidade - é um facto que tem uma enorme potencialidade.
D. Afonso Henriques é, sem dúvida, a nossa principal “marca”, o nosso principal “cartaz”, que nos identifica enquanto comunidade mas que, pragmaticamente, nos “vende”.
Por isso todos os esforços serão poucos para manter a nossa “marca” forte, viva e chamativa, que pode e deve promover a nossa imagem e as nossas actividades económicas donde naturalmente o Turismo se destacará.
A sugestão que gostaria de aqui deixar é a da CM se rodear de um conjunto de entidades capazes de promoverem um conjunto de comemorações atractivas (fortes pelo menos ao nível nacional) que façam de 2009 um ano importante para Guimarães, onde a sua “marca” seja mais conhecida e mais apelativa.
Comentários