Excelente notícia

Foto in GMR tv

O anúncio feito hoje pelo presidente da Câmara Municipal de Guimarães de que o Sr. Presidente da República irá presidir às cerimónias do dia 24 de Junho, a convite da CM, no âmbito das comemorações dos 900 anos do nascimento do primeiro Rei de Portugal é uma excelente notícia.
Não poderia ser melhor e centra Guimarães, novamente, no cerne da nossa História comum.
A iniciativa do Presidente da CM foi coroada de êxito e merece os parabéns que já pessoalmente enderecei.
Deixo aqui a intervenção que fiz, em nome dos vereadores do PSD, em 11 de Setembro do ano passado:

A maior parte dos investigadores da História de Portugal indica o ano de 1109 como o ano em que, provavelmente, D. Afonso Henriques nasceu.

Assim sendo, para o ano, passarão 900 anos sobre o seu nascimento.

Penso ser de primordial importância que a data seja lembrada e condignamente festejada.

Há naturalmente neste desejo uma forte componente sentimental e de pertença mas, além disso, há, entendo, a necessidade constante de promover Guimarães, interna e externamente. Esta efeméride – os nove séculos sobre o nascimento do fundador da nacionalidade - é um facto que tem uma enorme potencialidade.

D. Afonso Henriques é, sem dúvida, a nossa principal “marca”, o nosso principal “cartaz”, que nos identifica enquanto comunidade mas que, pragmaticamente, nos “vende”.

Por isso todos os esforços serão poucos para manter a nossa “marca” forte, viva e chamativa, que pode e deve promover a nossa imagem e as nossas actividades económicas donde naturalmente o Turismo se destacará.

A sugestão que gostaria de aqui deixar é a da CM se rodear de um conjunto de entidades capazes de promoverem um conjunto de comemorações atractivas (fortes pelo menos ao nível nacional) que façam de 2009 um ano importante para Guimarães, onde a sua “marca” seja mais conhecida e mais apelativa.


Comentários

Mensagens populares