Liberalismo revisitado

 

No único jornal que ainda surpreende – o i – vão aparecendo novas pessoas com ideias frescas, esse é o caso de Jorge Marrão no seu artigo de ontem Liberais de esquerda e de direita – é conveniente?

0000086625

Algumas ideias:

“(…)

A esquerda logrou que a palavra "direita" em Portugal significasse antigo regime, salazarismo, injustiça, desigualdade, opressão, e mais um conjunto de palavras negativas.
Os países europeus têm sido governados alternadamente à esquerda e à direita. Todavia, hoje dificilmente encontraremos nesses países uma  associação entre direita e os antigos regimes ditatoriais e absolutos, e esquerda e regimes comunistas, totalitários e estatizantes. O nosso caminho para a maturidade democrática parece longo!”

“(…)

Em Portugal, ser liberal de esquerda ou de direita não é útil nem conveniente e muito menos politicamente correcto. Somos estruturalmente conservadores (à esquerda e à direita) quanto ao papel do Estado, dos cidadãos e das empresas. É um dos nossos embaraços.
Nesta sociedade, das mais ricas em termos médios da OCDE, mas com memória da pobreza, escolhemos sempre a protecção e a segurança e menos a emancipação e a autonomia. Preferimos encharcar o Estado de funções e atribuições a responsabilizar-nos (cidadãos e empresas). Assim não é de admirar que o problema do Estado seja "o problema". Um pouco mais de ideais liberais à esquerda e à direita ajudava: mas isso significava conquistar responsabilidade para nós mesmos. E quem nos protegia?”

Foto: Reuters

Comentários

Mensagens populares