Este país não é para portugueses - II

PORTUGAL MANIFESTAÇÃO EM VALENÇA Foto_ HugoDelgado_LUSA

Mas deixar de ser português é que não!

Isso é coisa que não se perdoa a ninguém, principalmente a um português claro. O Deco ou o Cristovão Colombo podem deixar de ser portugueses, ninguém os irá chorar por isso. Mas a quem calhou de nascer num hospital português ou numa casa portuguesa com certeza, não poderá renegar nunca à sua sorte. Faz parte de um povo que detesta essa sorte, que adora dizer mal do seu país, mas que é capaz de o defender com todas as forças se alguém se atrever a dizer mal dele. Aliás, isso aconteceu recentemente com Cavaco Silva na República Checa. Quando o presidente daquele país se pôs a dizer coisas sobre a nossa economia que nós dizemos por cá, com particular acinte e redobrada ferocidade, caiu o Carmo e a Trindade e o nosso presidente até implicou com o Santo António da Ponte Carlos de Praga, já que o santo é de Lisboa e não de Pádua, defendeu. Com a nacionalidade não se tergiversa. Que o digam a pianista Maria João Pires e o quase não português José Saramago perigosamente no limbo do iberismo. Que o digam também os habitantes de Valença, que depois de abrirem gloriosamente os telejornais com marchas lentas e buzinões se lembraram, desgraçadamente, de pendurar bandeiras espanholas nas janelas. Aí terminou tudo. A simpatia pela luta passou transformou-se subitamente num profundo desprezo. E até a Ministra da Saúde que jurou não pagar as idas a Tui saiu em ombros da contenda.

Mas nós já sabíamos disso. A Leonor Teles foi uma vítima da sua negação a Portugal e o Miguel de Vasconcelos, por motivos semelhantes, foi atirado pela janela fora, para o Terreiro do Paço, na Restauração. Este país pode não ser feito para portugueses, mas muito menos o será para espanhóis.

Comentários

Carlos Cravo disse…
Os portugueses são mesmo os únicos que querem ser espanhóis. Nem mesmo os próprios espanhóis o querem ser!
Vejamos: Os galegos querem ser portugueses; Os catalães querem estar bem longe de Madrid. E os bascos? Os bascos, esses, nem se fala!
Rui Vítor Costa disse…
No fundo não querem, é mesmo só para chatear...
Pietro disse…
É, pá, deve ser mesmo "só pra chatear" que os nacionalistas catalães e bascos e os reintegracionistas portugalegos se organizam, manifestam e multiplicam. Nada a ver com a afirmação de sua identidade, as discrepâncias étnicas e culturais ou os efeitos nefastos do imperialismo castelhano. Autodeterminação dos povos qual o quê?! Esses gajos gostam mesmo é de chatear!
Aff, é cada uma nesta web que só me falta um acidente vascular..

PS: Ser português herda-se pelo sangue, pela cultura, pela língua, pelo sobrenome, etc, mas não por "calhar de nascer num hospital português". Mais respeito com os nossos emigrados e seus filhos.

Mensagens populares