Liberdade e educação

rosario gama

Fiquei satisfeito de ver no 1º lugar do ranking das Escolas públicas a Escola Secundária Infanta D.Maria, em Coimbra. A juntar aos excelentes resultados ao nível do secundário, estreou-se este ano com o melhor resultado ao nível do 9ºano.

E fiquei satisfeito, mau grado a dificuldade de interpretação destes rankings, porque a sua Directora - Rosário Gama, na foto – tem sido uma das vozes mais críticas e esclarecidas por parte dos professores no combate à enxurrada legislativa e burocrática que tem inundado as escolas. Enquanto muitos calaram ou, pior, louvaram, ela soube dar a cara perante uma sociedade envenenada (estupidamente) contra os professores.

Rosário Gama continua com a mesma convicção. Ela relembra, à comunicação social, como pode em consciência atribuir tantos excelentes e muito bons como outra qualquer escola, quando os seus profissionais merecem o devido reconhecimento? Mostra que o Rei continua nu.

Uma coisa parece certa: é a cultura da liberdade e da responsabilidade aquela que deverá marcar e formar os nossos alunos. E é esse o exemplo que deverá partir, desde logo, dos professores. Daquilo que dizem, daquilo que fazem.

Comentários

Mensagens populares