O pacto energético das cidades



Defendi hoje na reunião da CMG a adesão de Guimarães ao Convenant of Mayors, um pacto entre cidades e regiões europeias rumo à eficiência energética.


Foi no 10 de Fevereiro do corrente ano, no Parlamento Europeu, assassinado este Pacto de Autarcas na área da sustentabilidade energética na Europa.
Centenas de autarquias e regiões estiveram presentes, algumas de Portugal, assinaram um pacto que envolve, entre outros, a adopção de códigos de boas práticas, o desenvolvimento de tecnologia e o financiamento a projectos específicos nesta áreas, tendo por objectivo:
● melhorar a eficiência energética das cidades;
● reduzir a emissão de gases de efeito de estufa;
● promover energias alternativas.

Este Pacto de Autarcas foi lançado pela Comissão Europeia em 2008 (ver: http://www.eumayors.eu/ ) como uma ambiciosa iniciativa para envolver cidades e os cidadãos na realização dos objectivos da política energética sustentável da União Europeia, apesar de alargada a outras cidades.
Além dos incentivos e programas que este Pacto providencia, as autarquias ficam obrigadas, entre outras, à elaboração de um Plano de Acção para a Sustentabilidade Energética em que estejam claras definidas as linhas de orientação ao nível da sustentabilidade energética, as acções prioritárias a implementar, a monitorização dessas acções, etc., esperando-se um impacto positivo dessas medidas ao nível da edificação, dos transportes, dos serviços (a começar pela própria autarquia).

Sou a favor de medidas concretas, de compromissos e não de princípios vagos, discussões e intenções políticas debitadas em conferências que não comprometem quem as profere. Obama já percebeu isso e muitas cidades europeias também. É uma nova economia que se tem que construir ... e o mais cedo possível.

Comentários

Mensagens populares