Rivalidades

Foto retirada do interessantíssimo blogue Glórias do Passado
Um Braga-Vitória é, historicamente, um evento desportivo apetecido e tenso, face a imensa massa de apoio que o Vitória congrega nestes jogos. O Vitória-Braga é diferente, tirando os últimos anos de , sempre foi um jogo que trouxe de Braga muito pouca gente. Lembro-me inclusivamente duma goleada que sofremos nos anos 70 no Municipal (4-o ou 4-1, com uma excepcional exibição de um tal de Lito) e que foi uma goleada silenciosa face ao pouco apoio que o Braga sempre teve. Ressalvo aqui o meu querido amigo Paulo Carrilho um dos poucos adeptos verdadeiros e sofredores do SC Braga, meu colega de Coimbra, com o qual sempre mantive uma feroz mas respeitosa "animosidade desportiva". Quando o Braga trazia meia-dúzia de adeptos ele era um deles (e com cachecol e tudo) e não me lembro sinceramente de mais ninguém doente pelo Braga, apesar dos inúmeros amigos que tive e tenho naquela cidade.

Foi há uns anos ver na Pedreira (e que dificuldade tive eu para ver) um Braga-Vitória que registou níveis assustadores de violência fora do Estádio. Nunca mais lá tornei, nem penso tornar, enquantro se mantiver este ambiente de histeria e violência cobarde que se gera nestes desafios.
Não sou pelo politicamente correcto no futebol. Uma boa provocação, o gozo, fazem parte da envolvência, agora o que eu não entendo e não suporto é a cobardia e a estupidez das massas.
Que tudo corra bem com o Vitória a ganhar.

Comentários

Mensagens populares