Europeu desde pequenino...


Todas as semanas na Antena 1 Maria Flor Pedroso entrevista figuras nacionais, com regular predominância para a política. Esta semana entrevistou Vital Moreira, apesar de (pelo menos hoje) estar escrito na página electrónica o nome de outro entrevistado (Pinto Monteiro).
Este programa de entrevistas dá ao convidado, no início do programa, a possibilidade de escolha de uma música e explora a justificação da escolha por parte do entrevistado.
Vital Moreira escolheu Mahler (a 5ª sinfonia) e à pergunta sobre porque é que escolheu aquela peça, Vital Moreira disse que, em primeiro lugar, é por se sentir um europeu, por aquela ser uma obra de um europeu (Mahler, Áustria) que "ilustrou" a Morte em Veneza de Visconti (aqui gaguejou um pouco ao falar dos filmes do realizador italiano...) sobre uma obra de Thomas Mann (outro europeu, vejam lá!).
Sem correr o risco de "inventar" obras, penso que neste caso há bagagem intelectual para não o fazer, Vital Moreira é aqui profundamente pegajoso, a roçar mesmo a hipocrisia. Blaaaaaaaaaaaargh!...
A não ser que o Congresso do PS transforme as pessoas numa dança de milagres e se ouça gritar "milagre, eu ando", "milagre, eu vejo", ou "milagre, eu sou europeu desde pequenino". E a malta aplaude. Europeu desde pequenino, que precoce, meu Deus, que inteligência rara.


Comentários

Mensagens populares