Guimarães Digital

Foto_twilightjones-In_Flickr
Entendo que Guimarães, com a sua Câmara na liderança, deve dar um passo decisivo na ligação por fibra óptica, servindo os consumidores e um conjunto de estruturas importantes como escolas, o Campurbis, o AvePark, a Universidade do Minho, entre outras.
Deter hoje o poder das comunicações é um factor importante - como hoje é o de ter a distribuição da água por exemplo - na construção do futuro e no propiciar do desenvolvimento de uma economia baseada na rapidez, flexibilidade e fiabilidade das comunicações. O futuro passa por aí.
Se a Câmara Municipal, juntamente com outras entidades, tiver a capacidade de promover e liderar um projecto ambicioso de criação de uma rede de fibras ópticas estará não só a promover o seu desenvolvimento tecnológico, como também o de proporcionar aos seus cidadãos um acesso mais barato e de maior qualidade aos seus cidadãos, já que irá obrigar a uma concorrência entre as empresas para acederem a uma rede de alta capacidade que elas próprias ainda não têm. E a tê-la terão de a construir a expensas próprias.
Defendi isto hoje na reunião da CMG dando o bom exemplo da Porto Digital que está a construir uma das mais vastas e completas redes citadinas, com simplicidade de colocação da rede dada a facilidade com que estas obras se fazem.
Não chegará, do meu ponto de vista, que apenas as grandes instituições a tenham - como referiu hoje o Presidente da CMG em resposta à minha intervenção - é necessário "democratizar" o acesso à fibra óptica tendo em atenção a escala. É importante perceber que fibra óptica pressupõe investimentos importantes e que é importante perceber qual a escala adequada.

Comentários

Mensagens populares