Os meus filmes #1


Down by law (traduzido para português para vencidos pela lei) de Jim Jarmush foi dos filmes que maior impacto me causou. Nunca estreou (que eu saiba) em circuito normal e passou uma vez numa sessão de cinema da RTP2 há mais de 20 anos.
Foi (provavelmente) em 1987 que o filme deu na televisão. Eu estava a estudar em Coimbra e havia visto o fabuloso Strangers than paradise do mesmo realizador - esse no cinema - quando deparei com este filme na programação da TV e não pude deixar de o ver.
Arrastei comigo dois amigos e a namorada (hoje minha mulher) para vermos o filme numa noite quente (seria Junho?). Quando o filme começou não me consegui sentar os primeiros 20 minutos tal o espanto pela música, pelas cenas, pelas imagens.
Não falámos sequer, tal o soco. Um filme brilhante, diferente (na altura então...), divertido, com 3 actores fabulosos: Tom Waits, Roberto Begnini (então desconhecidíssimo, só havia aparecido numa curta cena de La Luna...) e John Lurie (músico dos especiais Lounge Lizards). Consegui recuperá-lo através de uma cassete beta que uma amiga de um amigo amigo de outro que havia, prudentemente, gravado no Algarve, esse fabuloso filme. Essa cassete fez história na altura, circulou por Portugal inteiro em pequenos e interessados círculos de amigos até a fita se romper...
Um dos filmes da minha vida que nunca vi em Cinema!


Comentários

Mensagens populares