Os meus filmes #2



Fotografias_em_ hudland_com_tratamento_posterior

Raging bull - O Touro Enraivecido - de Martin Scorsese foi o filme que me abriu os olhos para o Cinema. Tinha então já 16 anos e fui vê-lo ao Cinema Garett na Póvoa de Varzim. Desde essa altura nunca mais fui ver nenhum filme por ir ver. Percebi naquela sessão nocturna de um cinema de verão vagamente útil, que o Cinema não era afinal utilitário. Era uma luz, uma aparição que nos sacudia até ao limite do suportável.
Saí atónito, encantado pela cor de um Scorsese a quem perdoaria tudo (até mesmo o inútil e premiado The Departed) e por um actor absolutamente excepcional como Rober De Niro (do qual rapidamente, em ciclos próprios, recuperei O Taxi Driver ou o Mean Streets do mesmo Scorsese, e o explendoroso 1900 de Bertolucci).
Foi um verão quentíssimo e dei graças a Deus por ter dispensado dos exames do meu pesado 11º ano.


Comentários

Mensagens populares