Os arrependidos

Desde muito cedo que me apercebi que o comunismo era algo que detestava em ideia e um regime contra o qual lutaria, com todas as minhas forças, se um dia fosse instituído no meu país.
Além de que a postura de massas de seguir tudo, silencioso e acrítico, no "trilho de comboio" me faz uma tremenda confusão.
No entanto, aprecio e admiro alguns militantes comunistas, que fazem da combatividade e seriedade importantes bandeiras que, a meus olhos, se sobrepõem à ideologia que professam. Mas há realmente algo que me mexe com os nervos: os ex-comunistas que, como este sr. (Presidente da CM de Sines), aceitaram durante anos as regras do PC aplicadas a outros camaradas, e quando lhes toca vêm apodar o partido dos melhores nomes que os "inimigos do partido" usariam para criticar o PC. Manuel Coelho veio, lembre-se, apodar o seu partido de "estalinista" e de ter uma "disciplina de caserna". Para um militante com mais de 30 anos de filiação é, no meu entender, uma "revelação" um tanto ou quanto tardia?
Já para não falar em ideologias sustentadas numa Cortina de Ferro...
Onde estavam este e outros ex-comunistas, aquando da da invasão da Hungria em 56 ou em 1968 na Primavera de Praga?
Abomino fariseus.

Comentários

Mensagens populares