Para que se saiba


O coro ensurdecedor de críticas que se fizeram a George W. Bush, renovadas agora na altura da sua saída, fez-me lembrar, no tipo e na forma dos ataques algo do passado: a presidência de Ronald Reagan.

Só queria aqui lembrar que estava vivo e atento durante a década de 80. E quando leio hoje nos jornais, mesmo mais à esquerda, subtis elogios à política económica de Reagan, quando vejo (aí nos editorialistas mais conservadores) elogios à política externa e militar da administração Reagan que fez “estourar” com a União Soviética, lembro-me de, por todo o mundo, Reagan ser considerado um presidente inapto e estúpido, a que a condição de actor de segunda em westerns dava um colorido especial.

É óbvio que, do ponto de vista económico, George W foi um fracasso, não há por onde iludir. Do ponto de vista militar e de política externa, não me parece que tenha sido inteligente na forma como conduziu a “questão do Iraque”, mas é para mim também óbvio que uma postura de diálogo compreensivo com os extremistas e/ou governos que os apoiam depois do 11 de Setembro não seria um caminho viável e, esse sim, verdadeiramente desastroso.

É importante apenas recordar que, tirando agora Bush, Reagan foi, que me recorde, o presidente norte-americano mais criticado na história recente dos EUA.

Comentários

Mensagens populares