O primeiro grande passo da CEC2012

Foto_RR

Foram ontem aprovados, na reunião da Câmara, por unanimidade, os Presidentes dos órgãos sociais da Fundação Cidade de Guimarães.
Ao final da tarde o Primeiro-Ministro no CCVF veio garantir o empenhamento do Estado no projecto Guimarães Capital Europeia da Cultura em 2012 e o modo e o tom de todas as intervenções foi a de que é necessário ENVOLVER.

Envolver não só os vimaranenses, mas a região, o país, e a Europa.
Os erros de capitais europeias passadas (Lisboa e Porto) não serão toleráveis em Guimarães - nós não podemos desperdiçar a oportunidade que temos - e o desafio da envolvência será determinante. Quer ao nível do conhecimento que os outros tenham de nós, como referiu Sir Bob Scott, quer pela capacidade que Guimarães tenha de fazer mais do que o óbvio e de o fazer para além dos recursos humanos e financeiros do Estado. E na reabiltação urbana, como sempre tenho defendido, depara-se-nos uma oportunidade de ouro que não podemos perder. Reabilitar não deverá ser só ao nível das obras da Câmara mas, sobretudo, pelo apoio e pelo envolvimento de proprietários e moradores. Reabilitar o "Guimarães particular" na CEC2012 é, do meu ponto de vista, uma oportunidade imperdível, que não está (para já!) contemplada.


Comentários

Mensagens populares