Pelos cabelos



Excerto do artigo do MEC publicado ontem no Público.

Metade das mulheres que passam por mim falam do cabelo. É a maior diferença entre os sexos. Os homens mencionam as carecas mas passam depressa para outro assunto ainda menos importante.

As mulheres não. As mulheres continuam. Todos os dias definem o próprio cabelo: "Sabes, é que o meu cabelo é palha e, quando se molha, fica arame e, quando seca, então, nao queiras saber, fica assim farpado, estas a perceber?"

Esta redefinição diária não é dita com o tédio de uma repetição mas com o entusiasmo de uma revelação súbita. As mulheres quando falam do cabelo parecem sempre estar a falar dele pela primeira vez. Insultam o próprio cabelo, acusando-o de ser ingrato e intratável. Abordam-no como se fosse um delinquente acampado em cima da cabeça delas: "Tenho de fazer alguma coisa a este cabelo. O pior é que o meu cabelo não deixa fazer nada!".

Confundem o cabelo com a existência: "Vou fazer um corte radical. Estou farta da minha vida. Estou farta deste cabelo. Só me apetece morrer".

(…)



Está cá tudo...

Comentários

Mensagens populares