Os meus filmes #7


Foi há cerca de 25 anos (meu Deus!) que eu vi o fabuloso One From the Heart/Do fundo do Coração no Tivoli em Coimbra. Ainda hoje, para mim, continua a ser um dos mais belos filmes da história do cinema. Além disso o filme tem uma banda sonora perfeita (Tom Waits/Cristal Gayle).

Não era expectável que um homem que havia realizado os soberbos Padrinhos (I e II) e o louco, mas fascinante, Apocalipse Now, conseguisse fazer algo de novo, algo que tocasse o céu como este filme toca. Mas Francis Ford Coppola era um realizador notável e mudou tudo para fazer este filme de estúdio que é uma peça única e irrepetível. A partir daí fez coisas sempre decentes, mas não geniais (à excepção talvez de Rumble Fish). Mas quem fez os filmes que Copolla fez, bem se pode dedicar às vinhas californianas, que a sua missão na Terra está mais que cumprida.
Vi o filme duas vezes no Tivoli. Não havia downloads, nem YouTube's e eu tinha que me certificar que o que havia visto existia realmente.

O mais espantoso é que um filme que assenta numa história banal - e eu sou daqueles que acha que um bom filme só existe se houver um bom argumento, esta é a excepção -, tem actores simpáticos (não mais que isso) e, mesmo assim, consegue ser absolutamente magistral.
Este é um filme único e irrepetível. Um filme que, ainda hoje, me comove.

Comentários

Mensagens populares