Uma Linha de Rumo no Passado Futurível

Da Linha de Rumo até ao Passado Futurível foi um click do Rui Vitor que muito me honrou. Isto é assim, num ritmo cibernético alucinante e caótico, sem sentido definido.

A vida tem rumos que não esperamos a cada momento da vida. Em 2006, sem que nada o fizesse prever, rumei a África, ao continente-mãe, à terra prometida que ajudámos o mundo a descobrir no inicio da globalização, pleno século XV.

Aterrei em Angola à procura do sucesso que em Portugal insistia em fugir. Parece sina que os portugueses continuem a ter de cruzar o Atlântico, rumo ao Sul, para abrir e ver novos horizontes às suas vidas.

E novos horizontes, vastos e de beleza extrema que só quem por cá passou pode compreender encontrei eu por cá. E encontrei também o sucesso, onde já fui mais reconhecido profissionalmente em ano e meio de expatriamento do que nos 9 anos anteriores na Pátria-mãe. E encontrei pessoas de uma simplicidade imensa, marcadas por anos, décadas de conflitos e ávidas de novas vidas. E encontrei uma luz que só presenciada é possível entender a sua beleza. E encontrei praias fantásticas. E um mar quente, de onde não apetece sair enquanto nadamos no meio de peixes.


Mas, acima de tudo, encontrei o embondeiro, a árvore da raiz no ar, esculturas da natureza. Gosto de tilias, esbeltas, largas, trabalhadas até às pontas dos ramos, verdes na primavera e verão, nuas e esqueléticas no outono e inverno. Mas o embondeiro é diferente. É um land-mark na paisagem, é um pedaço de história viva, é uma escultura que desafia o tempo, é mistica para as populações locais, é a árvore da vida para mim.

É como Angola, é como África. De uma beleza despojada de adornos, raiz da terra até ao céu.

Comentários

Rui Vítor Costa disse…
É com gosto que te ouço. África há-de ser sempre um infinito que poucos de nós conseguirão sentir, como agora o sentes. Que nos sobre o Cinema e as saudades de um lugar onde nunca estivemos.
Maria Amorim disse…
É sempre um prazer lê-lo!!

Bem haja e..que essa terra o faça continuar a sorrir!

Um beijinho Lobitanga

Bernardete
Margarida disse…
África, um grande fascínio meu. Sempre achei que devo ter alguma costela africana tal é o meu encanto pelos cheiros, cores, ... desses países.
Já estive no Quénia, Marrocos e Egipto e vim encantada. Mas Angola é um dos locais que gostaria de visitar para conhecer esse lado de África que tem outros encantos, com certeza

Mensagens populares